6 de fevereiro de 2013

Tipos de Sonhos



                               

Sonhos continuam sendo um verdadeiro mistério, apesar da Psicologia Moderna, da Neurologia e da Psicanálise ter destrinchado muitas partes que os compõem.

Freud descobriu que os sonhos são manifestações do inconsciente, elaborações de material reprimido, recalcado, projetado, negado e afundado nas grutas do inconsciente e que são expressos através de dramas, ou seja: as personagens, os objetos, os sentimentos e o próprio enredo do sonho.
Esse material costuma vir disfarçado e por isso precisa ser interpretado, para que se  possa chegar ao seu verdadeiro conteúdo.

Carl Jung, analista suíço, acrescentou o conceito de inconsciente coletivo, que consiste nos grandes temas da humanidade, nas figuras, símbolos e forças que residem não somente no inconsciente de uma pessoa em determinada época, mas no inconsciente de toda a humanidade em todas as épocas, vestindo roupagens diferentes, de acordo com seu tempo e contexto.

A Neurologia, por sua vez, descobriu que sonhos são manifestações orgânicas, modos com que o cérebro interpreta o que está acontecendo fisiologicamente com alguém.

Mas as ciências colocam no campo da coincidência, ou simplesmente os ignoram, os sonhos que antecipam fatos que irão acontecer, às vezes com exatidão assustadora; sonhos que revelam um conteúdo de transmissão de informação entre o sonhador e outra pessoa e ainda, sonhos que mostram, com precisão, fatos que ocorreram no passado, mas que eram desconhecidos tanto para o sonhador como para outras pessoas.
Aí entramos no campo da Parapsicologia, das faculdades extra-sensoriais e da Espiritualidade.

Vou tentar aqui classificar os tipos de sonhos, levando em conta suas possíveis formas de manifestação e ao meu modo, longe dos manuais científicos e dos nomes oficiais, tentar explicar como essas formas se manifestam.

De uma maneira extremamente resumida e ilustrativa, eis algumas delas:

1)  Sonhos Psicológicos
São os sonhos de origem psicológica, onde o material do inconsciente do sonhador, repleto de pensamentos, vivências, lembranças, sentimentos, desejos e traumas, materiais reprimidos, projetados, recalcados, negados e mantidos no porão da mente, tomam forma através dos sonhos.
Esse material inconsciente vem geralmente disfarçado e deve ser posteriormente interpretado para que se conheça seu verdadeiro conteúdo.
Exemplo: Inconscientemente, uma moça nutre profunda inveja de sua mãe, de seu sucesso, independência e beleza, mas, como isso é impedido por seu superego, por ser um sentimento intolerável socialmente, por ser esse sentimento inaceitável para uma filha, essa inveja é reprimida e fica no inconsciente.
Esse sentimento indesejável e negado poderá aparecer num sonho onde uma mulher desconhecida destrói o rosto de outra mulher desconhecida, também roubando-lhe seus pertences e a humilhando, representando a sonhadora e sua mãe, a invejosa e a invejada.

2) Sonhos Fisiológicos
São aqueles advindos de processos físicos que estamos passando. Febres, infecções, doenças, frio, calor, sede, fome, atividade cerebral, etc.
Exemplo (um sonho bem comum, creio) : O sonhador vai dormir com sede e sonha que está bebendo litros e litros de água.
Esse tipo de sonho, o fisiológico, é também uma maneira que a mente encontra para manter o indivíduo dormindo, como se fosse um mecanismo compensatório.

3) Sonhos Mitológicos
São aqueles sonhos tão carregados, tão ricos de imagens e símbolos coletivos que a participação dos conteúdos pessoais do sonhador não chama a atenção.
São sonhos carregados de muita carga emocional, impressionam o sonhador por dias e dias, às vezes anos ou por uma vida inteira e que dificilmente o sonhador consegue guardá-los para si sem ter de narrá-los para os outros. Ele precisa dividir com os outros seu sonho, dado seu conteúdo fortemente coletivo.
Exemplo: Sonho com mandalas, santos, oráculos, etc.
Geralmente esse tipo de sonho é uma resposta a eventos sincronísticos, isto é: algo na vida do sonhador tem sintonia temática com algum tema comum para a Humanidade e esse tema aparece em forma de sonho.
Outro exemplo: alguém que está passando por uma profunda transformação em sua vida sonha com a ave fênix, símbolo da transformação, mesmo sem nunca ter visto ou ouvido falar em tal criatura.

4) Sonhos Parapsicológicos Através do Espaço-Tempo
São os sonhos de origem extra-sensorial, isto é, sonhos cujos conteúdos trazem informações vindas do passado, do presente e do futuro, bem como de lugares e pessoas distantes do sonhador.
Esse talvez seja o campo mais fascinante do mundo onírico.
Sonhos reveladores de fatos que ainda estão por vir, daqueles que já ocorreram e eram desconhecidos ao sonhador ou ainda: conhecimento que o sonhador adquire à respeito de pessoas, fatos e coisas contemporâneas a ele, mas distantes no espaço, através de sonhos.

São eles:

a)    Precognitivos: São os sonhos também chamados de premonitórios.
Do latim pre (antes) e cognitio(conhecimento), é a percepção extra-sensorial que faz com que o indivíduo tenha conhecimento de fatos futuros.          
Uma história se passa em sonho, com pessoas, fatos, às vezes até datas, e mais tarde, no tempo, aquilo se concretiza.
Geralmente são sonhos possuidores e geradores de grande carga emocional, como imensas tristezas e pesares ou grandes alegrias.
Por isso, fato que a maioria das pessoas desconhece, é que esse tipo de sonho  ocorre muitas vezes prevendo acidentes, mortes, viagens, encontro de pessoas marcantes na vida ou grandes comemorações, porque esses acontecimentos são carregados de emoção.
Também há os sonhos precognitivos sem muito significado, onde as pessoas, fatos e lugares aparentemente não possuem grande importância, mas que depois vem a ocorrer.
Os sonhos precognitivos, segundo alguns teóricos, seriam uma espécie de telepatia entre o indivíduo que sonha, no presente, consigo mesmo, no futuro, onde o primeiro veria, ouviria e vivenciaria as coisas que seu eu futuro já está vivenciando, mas que para ele, sonhador, ainda se encontra no lugar de evento futuro.
Exemplo: Um homem sonha que está num prédio desconhecido e entra em uma sala na qual nunca entrara antes. Meses depois, ele vai para uma entrevista de emprego no prédio onde sonhara antes e lá vê a sala do sonho, que será a sala onde irá trabalhar.

b)    Retrocognitivos:
Faculdade extra-sensorial na qual a pessoa obtém informações de lugares, pessoas ou fatos do passado, informações que chegam por meios paranormais.
São sonhos que trazem informação do passado e que o sonhador desconhecia.
Exemplo: Sonho com um lugar, mas como ele era há décadas atrás e depois, por meio de fotos, constato que tal lugar era exatamente como em meu sonho.

c)   Clarividentes: São sonhos que trazem informações de pessoas, objetos e lugares ocorrendo no tempo presente.
Exemplo: Sonho com um primo que mora no Japão fazendo uma prova para um concurso e este fato está acontecendo naquele momento, mas eu, sonhadora, não tenho informação alguma que meu primo estaria prestando concurso ou teria intenção de prestá-lo e fico sabendo disso através de meu sonho.

5) Sonhos Telepáticos
A telepatia é um fenômeno extra-sensorial que se dá entre um indivíduo e outro, podendo haver até mais de duas pessoas. Alguns dizem que entre o ser humano e animais dotados de muita inteligência, como cães, gatos, alguns pássaros e cavalos esse fenômeno também pode ocorrer.
A telepatia é basicamente uma troca de informações entre duas pessoas, através do pensamento.
A pode “ver” o que B está vendo, pode sentir, ouvir, pensar o que B está pensando naquele momento.
Essas vivências podem ser induzidas, provocadas ou ocorrer de modo espontâneo e também podem aparecer através de sonhos.
Exemplo: Um amigo que não vejo há muito tempo pensa em me dar um livro e eu sonho recebendo esse livro dele. Quando nos encontrarmos ele dirá que pensou em me comprar  o livro na noite em que eu sonhava que ele fazia isso.

4) Sonhos de Resquícios de Vidas Passadas
Para quem acredita que já tivemos outras vidas, alguém pode sonhar com cenas da encarnação passada.
Esse tipo de sonho não encontra respaldo na Ciência nem na Parapsicologia, uma vez que sonhar que estamos vivendo outras épocas, fatos e vendo pessoas de outros tempos não quer dizer necessariamente que isso tenha sido vivido por nós em outras encarnações.
Particularmente, acredito sim que isso seja possível, mas com muito menos frequência do que é divulgado por aí.
Esse tipo de sonho geralmente é repetitivo, cheio de detalhes, as vivências oníricas são muito reais, causam muita comoção no sonhador, sentimentos de saudade, medo, nostalgia ou são sonhos que trazem um sentimento de trauma, mesmo que o sonhador nunca tenha passado por aquela situação ocorrida no sonho. 
Exemplo: Repetidamente, sonho com cenas em uma cidade, época e encontro com pessoas que nunca vi antes, mas que me são familiares. São sonhos carregados de nostalgia ou de traumas.

5) Sonhos de Contatos com os Mortos ou Seres de Outras Dimensões
Também há os que acreditam que podemos conversar com os mortos, seres astrais ou outros, enquanto dormimos, e os frutos desses contatos aparecem em forma de sonhos.
É uma categoria que também não encontra respaldo na Parapsicologia, mas nas Religiões Espiritualistas.
Muitas religiões pregam que, quando alguém já falecido aparece em sonho transmitindo um recado ou mesmo quando conversamos com seres de outras dimensões, o sonhador está tendo um contato com esses espíritos e se lembrará desse contato, fixado em sua mente em forma de sonho.
Exemplo: Uma mulher sonha com sua tia já falecida, dizendo-lhe que pegue documentos que ela escondeu em determinado lugar antes de morrer. A sobrinha vai ao local e realmente encontra os documentos.

6) Sonhos de Bilocação
Acredita-se que, quando dormimos, muitas vezes nosso espírito se desloca para outros lugares ou outras dimensões.
Aqui, diferente do caso acima, o sonhador se desloca, em espírito, para outro lugar e vivencia o que está acontecendo nesse lugar.
Essa vivência, essa viagem astral e tudo o que acontecer nela aparece em forma de sonho.

7) Sonhos de Realidade Paralela
O tempo, na dimensão que conhecemos, percebido por nossa consciência, flui em uma única direção, isto é, anda em direção ao futuro, para a frente, não sendo possível retornar ao passado e nem apressar sua velocidade para atingir os eventos futuros.
Mas o inconsciente é atemporal. Ele pode retroceder no tempo e avançar no futuro e também adentrar o campo da realidade paralela ou realidade alternativa.
Creio que, a partir do presente, temos algumas alternativas de futuro à nossa frente e não uma só.
Realidades paralelas, multiversos, universos paralelos são hipóteses da Física Moderna e creio que são possíveis de existir.
Creio que, através dos sonhos, podemos adentrar essas alternativas de nossa própria vida.
Podemos viajar pelas estradas possíveis de nosso presente e futuro e conhecer o desenrolar dos fatos nessas realidades alternativas, nessas probabilidades de eventos.
Creio que esses sonhos são muito raros de ocorrer, porque o sonhador precisa adentrar nos registros do Akasha Universal. 

8) Sonhos Lúcidos ou Imaginação Ativa
Não são propriamente sonhos, uma vez que são parcialmente controlados pelo sonhador.
Acontecem no limiar entre a vigília e o sono e possuem também seu lado autônomo.
O indivíduo não está totalmente acordado nem em sono profundo.
Muitas vezes, esses sonhos ou imaginações são o start para se começar a sonhar realmente.
São compostos de imagens, sons e frases, muita vezes simbólicos, podendo ser mais breves que um sonho comum.
Supreendem muito, porque o indivívuo está consciente e os produtos desse tipo de sonho ou imaginação muito se assemelha ao que os místicos chamam de visão.

9) Sonhos Proféticos
Muito raros, são sonhos que ocorrem com espantosa antecedência aos fatos que ainda irão ocorrer no futuro.
Muito simbólicos, são diferentes dos sonhos precognitivos ou premonitórios, porque os precognitivos se referem a acontecimentos particulares e locais e que ocorrerão num intervalo de tempo específico, enquanto os sonhos proféticos são fruto de revelações e narram grandes acontecimentos que terão repercussão para toda a Humanidade, para toda a História do Homem.
Nostradamus, Daniel, José do Egito e João Evangelista são exemplos de homens que tiveram sonhos proféticos.


Bem, esses são alguns tipos de sonhos.
Também é importante dizer que, independente da natureza do sonho, nenhum é apenas desse ou daquele tipo.
Várias formas ou manifestações de fenômenos podem ocorrer num mesmo sonho e só saberemos sua natureza interpretando-os, pois sempre existem, em todos eles, conteúdos muito simbólicos e também os componentes da psicologia pessoal do sonhador.
A questão do tempo também é importante.
Um sonho só terá conteúdo retrocognitivo, telepático, clarividente, precognitivo ou profético se forem comprovados como tais, ou seja, se os fatos previstos neles se realizarem no futuro ou se o fenômeno de troca de informações entre pessoas comprovadamente tenha ocorrido através da percepção extra-sensorial.
Os sonhos são um rico material para o autoconhecimento, canal para o inconsciente e fonte inesgotável de tesouros adormecidos dentro de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidos: