21 de junho de 2012

Arcanos Maiores : Aspectos Positivos e Negativos



Os  Arcanos do Tarot não são estáticos; há dinamismo em seus elementos.

Como em tudo que há nessa vida, os arcanos do tarot possuem o lado positivo e o negativo: o que prejudica ou beneficia, o claro e o escuro, o bom e o ruim, o que eleva e o que rebaixa, o que liberta e o que escraviza.
Seriam como virtudes e defeitos de uma pessoa, com todos os resultados  e consequências gerados dessas virtudes e defeitos, projetados na vida desse indivíduo e na vida de outros.

Por ser dinâmico, complexo e arquetípico, um arcano do Tarot pode possuir sentidos diferentes, dependendo da pergunta formulada, do contexto da leitura, da área da vida onde o arcano está posicionado e ainda, das cartas vizinhas, numa tiragem de cartas.

Mas também um arcano possui um significado geral, relacionado a um estado psíquico, espiritual, material, emocional e mental e este significado geral deve ser sempre ampliado, ou melhor, amplificado.

Mesmo assim,  aqui fiz o processo inverso: reestruturei um esquema simples, como se os Arcanos Maiores pudessem falar, condensando suas influências num único verbo.

Claro que isso não deve ser levado ao pé da letra, mas serve para refletir e servir de guia nos estudos dos Arcanos Maiores.

Essa tabela pretende ser um instrumento lúdico de contato com o Tarot e não um enquadramento.
É um jogo de apresentações, quando o Arcano “diz” o que sabe fazer melhor  (sua virtude maior) ou pior (seu oposto):

Arcano
Verbo Positivo

Verbo Negativo

O Louco
Eu começo
Eu fujo
O Mago
Eu ajo
Eu trapaceio
A Sacerdotisa
Eu interiorizo
Eu escondo
A Imperatriz
Eu crio
Eu represo
O Imperador
Eu lidero
Eu tiranizo
O Hierofante
Eu aconselho
Eu fanatizo
Os Enamorados
Eu escolho
Eu hesito
O Carro
Eu conduzo
Eu me desnorteio
A Justiça
Eu equilibro
Eu julgo
O Eremita
Eu caminho
Eu abandono
A Roda da Fortuna
Eu modifico
Eu desfaço
A Força
Eu sou
Eu manipulo
O Enforcado
Eu contemplo
Eu me paraliso
A Morte
Eu renasço
Eu extermino
A Temperança
Eu transformo
Eu me acomodo
O Diabo
Eu mostro
Eu espanto
A Torre
Eu derrubo
Eu destruo
A Estrela
Eu acredito
Eu me engano
A Lua
Eu mergulho
Eu me perco
O Sol
Eu ilumino
Eu me envaideço
O Julgamento
Eu reavalio
Eu cobro
O Mundo
Eu alcanço
Eu excedo

Vejamos um exemplo do dinamismo dos Arcanos.
O Arcano nº 16, a Torre.

Gosto muito desse Arcano e o que ele representa  arquetipicamente.
Escrevi sobre ele aqui neste blog e, para quem tiver mais interesse sobre o assunto, está nas primeiras publicações de 2010.
A Torre, em seu significado geral, representa a ruptura da persona, das máscaras, das fachadas, das estruturas  externas, das aparências, dos modelos estabelecidos, isto é, dos paradigmas até então em vigência, mas que  encontravam -se em estado de falência e de esgotamento.
Essa situação corroída e desgastada, que por muitas vezes é mantida à custa de muito esforço, exige uma mudança, pois cria, digamos assim, uma espécie invisível  de ponto de mutação.

Mas a maioria das pessoas, avessas às mudanças, ou por medo, ou por comodismo, ou por qualquer outra razão, não deixa que alguma mudança ou transformação se realize.
Para derrubar o velho e dar lugar ao novo,  a ruptura chega,  mas chega  através de um acontecimento inesperado e de repente, toda aquela estrutura velha e falida vem abaixo.
O indivíduo perde seu chão, seu teto, fica desorientado, perdido: afinal, foram anos e anos em que esteve protegido por sua torre!!

E agora, o que fazer?
Quanto tempo levará para construir algo novo?
Essa situação pode ser positiva,  negativa, ou ambas ao mesmo tempo?
Como é  “A Torre” numa questão de trabalho, de relacionamento, de saúde, de amizade, de projetos de vida, de psique, família, comunidade, etc ?
Em quais e quantas situações em nossas vidas ela tem aparecido?
Ela se manifesta em seu verbo positivo ou negativo?
Quando? Como? Onde?

Essas perguntas podem ser feitas para todos os Arcanos e você ficará surpreso com as respostas que irão surgir ao longo de sua Caminhada.
Boa Jornada!

Um comentário:

  1. Excelente tabela, super sintética e elucidativa, parabéns.
    Luciana

    ResponderExcluir

Mais lidos: